O que é Investimento Imobiliário: Aprenda Como Investir e Mais!

Saber o que é investimento imobiliário é fundamental, afinal, muitas pessoas acabam encontrando no investimento imobiliário uma maneira de aplicar seu dinheiro. E com isso, passa a ter mais rendimentos, além disso, essa é uma das formas mais seguras e rentáveis de você poder aumentar seu patrimônio. 

Caso você não saiba o que é investimento imobiliário, de antemão, essa é uma maneira bastante segura e rentável de aplicar recursos com o objetivo de aumentar seu patrimônio. Além disso, o mercado de imóveis oferece aos investidores uma boa diversificação de investimentos e pode até mesmo, passar a gerar renda extra.

Se você deseja aprender com mais detalhes o que é investimento imobiliário, quais são as vantagens de investir, como se encontra o mercado imobiliário atual e etc, continue atentamente a leitura desse artigo até o final. Aproveite!

O que é investimento imobiliário?

mercado imobiliário
O mercado imobiliário é uma opção muito segura (Fonte: Reprodução)

Primeiramente, como o próprio nome já diz, investimento imobiliário se trata de uma maneira de fazer aplicação financeira como diversas outras. Dessa forma, nesse caso dizemos que acontece o investimento em um ativo. Ou seja, neste caso o investidor passa a aplicar seu dinheiro em um determinado bem, isso tendo em mente que o retorno financeiro será maior do que o valor que foi aplicado.

Além disso, a obtenção de lucro esperada pelo investidor acontece de diversas formas diferentes, contudo, as mais comuns são a revenda ou o aluguel de imóvel. É interessante destacar que existem imóveis nas mais diversas faixas de preço. Sendo assim, é muito provável que você possa encontrar um imóvel que esteja de acordo com o seu perfil de investidor. Para te dar um exemplo prático, você pode aplicar seu dinheiro de maneira variada. 

Nesse caso, é possível adquirir apartamentos, casas, prédios comerciais entre outros modelos de imóvel.

Entretanto, se você não tiver interesse em uma aplicação tão diversificada, é possível focar em apenas um modelo de investimento, como em habitações populares, por exemplo. O mais importante nisso tudo sempre será analisar qual opção atende às suas necessidades e possui uma maior probabilidade de retorno financeiro. Além disso, saber como investir com segurança é fundamental para quem deseja investir em qualquer segmento.

Por que investir no mercado imobiliário?

Independente de qual for o seu perfil de investidor, o correto é que existem diversos benefícios de se fazer um investimento imobiliário. Normalmente, partimos do princípio que tudo depende da maneira que você se enxerga enquanto investidor. Isso porque o que é considerado vantagem de investimento imobiliário para algumas pessoas, pode acabar não sendo visto da mesma maneira por outros. Por isso, veja abaixo alguns motivos para investir no mercado imobiliário.

Mais segurança – O que é investimento imobiliário

Uma das principais para investir em imóveis, sem dúvidas, é por conta da sua segurança. Isso porque não é de hoje que o mercado imobiliário é um dos que mais se demonstra estável em termos financeiros quando comparado com outros, independente dos momentos de crise. Além disso, é bem difícil um imóvel perder seu valor. Isso tendo em vista que na grande maioria das vezes a tendência é que o bem se valorize ainda mais.

Além disso, o investimento imobiliário cada vez mais se mostra ser uma opção segura no mercado. Sendo uma maneira de aplicação financeira que não pode ser congelada.

Grande potencial de rentabilidade

Assim como falamos anteriormente, a tendência é que os imóveis sempre passem por uma valorização do seu valor de venda. Isso levando em consideração o modelo de imóvel e da região no qual ele está localizado, dessa forma, as chances de valorização são ainda maiores. 

Outro aspecto que pode ajudar na valorização de um imóvel é a execução de obras, além de melhorias realizadas no imóvel ou no bairro em que ele se encontra. Por exemplo, se com o passar dos anos o bairro passou a ter mais centros comerciais e a ser mais valorizado, consequentemente o imóvel também passou a ser. Assim, com isso você passa a lucrar alto com o investimento realizado.

Flexibilidade no investimento imobiliário 

Um ponto muito importante do investimento imobiliário é a flexibilidade que ele proporciona, já mencionada anteriormente nesse artigo. Sendo assim, ao optar por aplicar seu dinheiro em um determinado imóvel, existem diversas opções disponíveis para sua escolha. Desse modo, você pode escolher por comprar um imóvel residencial ou comercial, assim, dentro de cada modelo existem algumas opções disponíveis.

No caso do imóvel residencial, existem casas, lofts, apartamentos, estúdios, entre outros modelos de alto ou baixo padrão. Já quando se trata de imóvel comercial, você pode optar por investir em salas em edifícios, galpões e prédios comerciais, por exemplo.

Demanda permanente – O que é investimento imobiliário

Um dos principais motivos que fazem com que os investidores se interessem pelo setor imobiliário, é sua alta demanda permanente. Isso porque independente da época do ano, crises ou quaisquer outras situações, os cidadãos sempre precisam de um lugar para residir. 

Consequentemente, isso faz com que investir em imóveis para aluguel ou reforma. Seja uma maneira certa de garantir que seu investimento tenha retorno até mesmo a curto prazo.

Construção de patrimônio

O principal objetivo de  qualquer investimento existente é o retorno positivo em relação ao dinheiro que foi investido. Sejam eles investimentos de Fundos Imobiliários ou do Banco Central. Além disso, cada investidor possui suas próprias metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.

Quando estamos falando de construção de patrimônio, a ideia principal é poupar dinheiro e multiplicar seus recursos para poder garantir mais tranquilidade e estabilidade no futuro. Assim, alcançando um patamar surpreendente de independência e estabilidade financeira. Para isso acontecer, é necessário passar a investir em mercados rentáveis, estáveis e seguros.

Conclusão sobre o que é investimento imobiliário

Por fim, o mercado imobiliário é considerado um dos mais estáveis no Brasil e no mundo todo. Suportando- se em meio de diversas crises econômicas que acontecem e sempre se reerguendo com vigor e rapidamente, por mais desafiador que um período possa ser. Além disso, dificilmente um imóvel perde seu valor, isso porque a tendência é que ele se valorize.

Desse modo, quando falamos sobre o investimento direto, por meio da compra de um imóvel, a segurança tende a ser ainda maior, isso porque se trata de um bem que não pode ser congelado. Além do mais, um bom investidor sabe exatamente a importância em variar seus ativos e assim o mercado imobiliário  disponibiliza uma grande variedade de formas de investir.

Como falamos anteriormente, é possível investir de forma direta com a compra de imóveis para revenda ou aluguel. Quanto ao modelo de forma direta, por meio de aplicações em corretoras ou bolsa valores. Afinal, isso traz uma gama diversificada de possibilidades de poder variar seus investimentos.

Navegue

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.