Selecionado o Melhor Cartão...

Publicidade


Empréstimo ou Financiamento Diferença: Detalhes Para Escolher o Seu!

Publicidade

Saber mais sobre empréstimo ou financiamento diferença entre eles é um dos pontos mais importantes que o cliente deve analisar antes de pedir qualquer um deles.

Publicidade


Isso porque ao entender mais sobre empréstimo ou financiamento diferença verá que existem várias opções de crédito que pode ser útil para você. Então, ainda nesse artigo, veja detalhes sobre diferença empréstimo ou financiamento e qual melhor opção para você!

// SEU CARTÃO
Descubra o melhor Cartão para seu Perfil!
Descubra o melhor Cartão para seu Perfil!
100% DIGITAL SEM ANUIDADE ZERO TAXAS

Anuidade ZERO, programa de prontos, Desconto na Loja e Taxas ZERO

Você continuará em nosso site*
VEJA COMO CONCLUIR ➝

Empréstimo ou financiamento diferença

Publicidade

Afinal, qual a diferença empréstimo ou financiamento para fazer o seu com segurança? A princípio, são duas modalidades para conseguir dinheiro para qualquer que seja a necessidade da sua empresa ou pessoal.

Entretanto, tanto o empréstimo ou financiamento possui algumas diferenças que vale a pena conhecer antes de assumir qualquer compromisso, como por exemplo:

Empréstimo

Antes de qualquer coisa, para entender mais sobre o empréstimo ou financiamento e sua diferença vale a pena conhecer mais sobre os créditos separadamente.

Assim, a mecânica de um empréstimo se baseia na tomada de recursos junto a um banco autorizada a fazer esse tipo de serviço. Desse modo, você pede uma quantia de dinheiro emprestado para o banco e, em troca, ela ganhará os juros que você pagará no processo.

No caso, esta forma de conseguir recursos é amplamente usada graças a sua pouca burocracia e é adotada como o meio mais prático para ter dinheiro. Ou seja, os bancos desenvolveram uma série de características próprias para o crédito, onde:

  • Primeiramente, não é necessário explicar o motivo do pedido;
  • Normalmente não tem nenhum bem como garantia;
  • O acordo entre as partes é a única segurança do processo;
  • Os juros são maiores devido ao alto risco de inadimplência que o banco assume.

Mas na prática, um crédito é adquirido quando o cliente tem necessidade de obter um recurso rápido e sem muita burocracia. Por esse motivo, é mais caro que o financiamento. E é por isso que vale a pena conhecer diferença entre empréstimo ou financiamento antes de pedir o seu e talvez se arrepender com o passar do tempo.

Financiamento

Em resumo, o financiamento também é uma tomada de recurso e tem por finalidade sanar algum contratempo financeiro do cliente, geralmente a longo prazo. Porém, esse tipo de serviço traz uma série de detalhes que o diferem do crédito, como por exemplo:

  • A princípio, a necessidade de explicar ao banco quais os motivos do dinheiro e como usará;
  • Além disso, a garantia do financiamento ser, quase sempre, o próprio bem financiado;
  • Apresentar uma série de documentos, como o Balanço Patrimonial e a DRE dos últimos 3 anos;
  • Valor entregue diretamente ao vendedor do bem;
  • O banco pedir provas periódicas da aplicação do dinheiro como foi apresentado no projeto.

Então, como é possível perceber, os requisitos necessários para que o financiamento seja aprovado por um banco são muitos. Entretanto, oferece taxas bem menores se comparadas as de um crédito, pois tem uma maior transparência e garantias mais sólidas.

Vantagens

Por outro lado, vale a pena entender mais sobre a diferença entre o empréstimo ou financiamento nas vantagens que oferecem. E pensando nisso mostraremos mais detalhes a seguir, como por exemplo:

Empréstimo e financiamento
Empréstimo e financiamento (Foto: Reprodução)

Vantagens do empréstimo

Em primeiro lugar, o ponto de destaque dos empréstimos é a facilidade no pedido. Além disso, não precisa prestar explicações e justificativas,conforme já mencionamos.

Aliás, outro ponto importante é que os empréstimos muitas vezes não exigem a apresentação de algum tipo de garantia. Tem diferentes modalidades de empréstimos pelas quais você pode optar, como por exemplo:

  • Consignado;
  • Pessoal;
  • Para empresas;
  • Totativo;
  • Antecipação de 13º,
  • Antecipação e restituição do Imposto de Renda.

Vantagens do financiamento

Entretanto, os juros de financiamentos são baixos e têm prazos mais longos para quitar. Isso é possível em razão dos valores mais altos, análises mais complicadas e o bem que servirá como garantia para o banco. Afinal, quanto mais segura for o serviço para o banco, melhores serão as condições para os clientes.

Empréstimo ou financiamento diferença: tipos disponíveis

Em primeiro lugar, o mercado de crédito possui vários tipos de serviços diferentes que envolvem a tomada de recurso, seja na forma de qualquer um dos créditos.

Ou seja, é por isso que o empresário precisa pesquisar no mercado qual o melhor tipo operação para o perfil da sua empresa entendendo detalhes sobre diferença entre os créditos para escolher corretamente.

No caso dos créditos, os bancos oferecem algumas opções como no caso do crédito SIM. Entre as quais três mais usadas pelas empresas:

  1. Investimento fixo: bancam aplicações da empresa;
  2. Capital de giro: quando a empresa precisa de recursos a curto prazo;
  3. Investimento misto: quando o cliente precisa de um capital de giro e investimento fixo.

Contudo, para os financiamentos, as opções são mais variados por conta da natureza mais conservadora desse tipo de serviço, como por exemplo:

  • Leasing: usado para maquinário e carros em geral, onde a garantia é o próprio bem;
  • Financiamento para projetos: no caso, para grandes inícios, como a abertura de uma fábrica;
  • Debêntures: são títulos da dívida de uma empresa que emite papeis para arrecadar recursos de forma direta com terceiros. Os quais ganham os juros dessa troca;
  • Crowdfunding. enfim, um financiamento para o lançamento de um novo produto.

Melhor maneira de escolher algum crédito?

Logo depois de entender mais sobre a diferença empréstimo ou financiamento e como cada um funciona, para decidir, faça uma análise da situação da empresa e pessoal.

Pois somente dessa maneira ele será capaz de saber qual das opções de crédito se encaixam melhor em cada planejamento. No entanto, a necessidade de um crédito está ligada a alguma necessidade de curto prazo ou de caráter emergencial. Isso porque os clientes querem o serviço em situações específicas, como por exemplo:

  • Corrigir um erro no caixa da empresa;
  • Quitar uma dívida muito prejudicial.

Por fim, no caso de um financiamento, a empresa que pede esse serviço está se lançando em algum projeto de longo ou médio prazo, o qual terá um forte planejamento. Ou seja, ela pegará um recurso com taxas menores do que outro crédito para fazer o projeto.

Empréstimo ou financiamento diferença: Qual é a melhor opção?

Em resumo, a resposta dessa pergunta depende de você mesmo e de sua empresa. Isso porque é preciso analisar qual é a sua necessidade de crédito. Conheça as taxas de juros, consulte os bancos e tenha em mente qual o valor necessário para fazer sua meta.

Mas não se esqueça que não é recomendado comprometer mais do que 30% dos seus rendimentos com parcelas de empréstimo e financiamento, portanto, tenha muita cautela na escolha da modalidade de crédito ideal. Feito isso, aproveite todos os benefícios!

Confira:

// Dicas Financeiras

Abundancia financeira - como ter em meio ao caos

Abundancia financeira. Como viver em meio ao caos e buscar a abundância? É difícil, né, a gente tá passando por uma crise ali e tentar ser positiva e encontrar uma saída, eu entendo muito bem o que você tá falando, eu já tive em meio ao caos muitas vezes na minha vida, mas nesse artigo …

Empréstimo ou Financiamento Diferença: Detalhes Para Escolher o Seu! Leia mais »

CONTINUAR LENDO