Conheça 3 Dicas para Poupar na Aposentadoria

Dicas para poupar na aposentadoria

Com as dicas para poupar na aposentadoria você poderá utilizar seu benefício de maneira mais eficiente. Dessa forma, a aposentadoria é um momento especial na vida dos trabalhadores, mas ainda é preciso fazer a gestão de seu dinheiro de maneira responsável. 

As dicas para poupar na aposentadoria consideram os anos antes de você se aposentar também. Isso porque você poderá ter uma vida financeira mais tranquila quando se aposentar ao planejar esse momento. 

Ao conhecer as dicas para poupar na aposentadoria, você poderá aplicar essas estratégias em sua rotina o quanto antes. A aposentadoria é o momento de aproveitar, então é importante estar com as finanças em dia!

Quais são as dicas para poupar na aposentadoria? 

Estratégias para economizar na aposentadoria
Estratégias para economizar na aposentadoria (Fonte: Canva)

A aposentadoria é um momento muito esperado por grande parte dos trabalhadores. Sendo assim, é fundamental chegar a essa etapa da vida com estabilidade financeira. 

Adotar as dicas para poupar na aposentadoria permitirá que você se prepare adequadamente. A organização é planejamento são indispensáveis, pois até mesmo pessoas aposentados podem acabar tendo problemas financeiros. 

Quanto antes você começar a se organizar e planejar sua aposentadoria, melhor. Com mais tempo hábil, será possível aproveitar os anos que você tem pela frente trabalhando para potencializar seus lucros. 

Geralmente, são necessárias décadas de trabalho até que o brasileiro possa se aposentar de fato. Dessa maneira, você pode colocar as dicas em prática nesse período, pois quando falamos de planejamento financeiro, utilizar o tempo a seu favor é fundamental. 

Os resultados de seus planos e esforços irão surgir a longo prazo, ou seja, quando você se aposentar. Portanto, é de extrema importância ter isso em mente e manter a disciplina e foco para que você possa desfrutar da estabilidade financeira quando se aposentar. 

Não precisar se preocupar com as finanças quando estiver aposentado tornará seus dias mais calmos e sua qualidade de vida maior. O momento para se organizar e garantir sua renda no futuro é justamente quando se está trabalhando. 

Essas dicas vão impactar muito positivamente a sua vida financeira no futuro. A paciência e comprometimento são as chaves para que você possa colher os frutos de seus esforços quando se aposentar. Vamos apresentar então as principais estratégias para que você possa começar a aplicá-las imediatamente. 

Estratégias de economia na aposentadoria:

1 – Calcule qual é a renda necessária

Você com certeza sabe qual é a renda que precisa para viver atualmente. Desse modo, é importante utilizar o mesmo raciocínio para definir qual será a renda necessária após se aposentar para viver tranquilamente. 

Fazer esse cálculo pode parecer um desafio, mas é bem simples na realidade. Destacamos que você não deve considerar a inflação, pois não é possível saber como a mesma estará no momento de sua aposentadoria. 

Para esse cálculo, o ideal é utilizar apenas os juros reais. Além disso, esse é o momento de fazer um grande exercício de reflexão para entender quais serão suas necessidades financeiras quando deixar de trabalhar. 

São vários fatores que você deve levar em consideração ao realizar esse exercício. As despesas essenciais não podem ficar de fora, assim é preciso pensar em alimentação, contas de energia e água, alimentação, entre outras. 

Analise os diferentes aspectos de sua vida para que nada fique de fora de seu cálculo. Tenha em mente qual é a qualidade de vida que você pretende ter, sem deixar de lado o lazer, viagens e outros planos. 

Seja realista e evite especular um valor muito baixo que possa impactar negativamente em seus planos. Esse cálculo é de grande relevância e será indispensável para elaboração do planejamento de sua aposentadoria. 

2 – Os investimentos não podem faltar entre as dicas para poupar na aposentadoria

Dicas de economia ao se aposentar
Dicas de economia ao se aposentar (Fonte: Canva)

Guardar dinheiro para o futuro exige responsabilidade, foco e disciplina. Por sua vez, fazer investimentos e tornar suas economias mais lucrativas também irá se beneficiar dessas características. 

Os brasileiros, em geral, começaram a pensar na aposentadoria tardiamente. Dessa forma, pesquisas apontam que menos de 40% dos trabalhadores brasileiros com idade entre 28 e 42 anos fazem investimentos com o objetivo de fortalecer sua aposentadoria. 

Os investimentos são muito vantajosos para quem está organizando a vida pós-trabalho. Isso porque, por característica, a aplicação de dinheiro se beneficia do tempo. Sendo assim, quanto mais tempo você tiver para seus investimentos renderem, mais lucrativos eles serão. 

Optar por investimentos em juros compostos vai gerar mais lucro para seus investimentos. Neste cenário, é importante se aproveitar do tempo que você tem até a sua aposentadoria para que seu dinheiro aplicado se multiplique. Saber o que é investimento imobiliário será muito relevante para sua carteira de aplicações. 

Nos juros compostos acontece o popular “juros sobre juros”, que sempre considera o reajuste do valor que você investiu com os novos juros, aumentando assim o seu lucro consideravelmente. O juros simples, por sua vez, não considera a correção do valor para o cálculo. 

3 – Aplique na Previdência Privada

A Previdência Privada se destaca como uma das principais alternativas de aplicação para quem está planejando sua aposentadoria. Portanto, é muito fácil começar a investir seu dinheiro nesta opção, sendo possível usar plataformas de instituições financeiras como a Caixa para esse fim. 

Antes de começar seus investimentos na Previdência Privada, é preciso saber que ela possui dois modelos: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

Primeiramente, o VGBL é uma alternativa para a população de renda mais baixa que pretende investir na Previdência Privada. Além disso, essa é uma ótima alternativa para trabalhadores que estão começando no mercado de trabalho.

Por sua vez, o PGBL se destaca por permitir a dedução de 12% da renda bruta tributável anual no IR. Optar pela Previdência Privada para complementar sua aposentadoria se mostrará muito vantajoso. 

Quando você se aposentar, poderá contar com o valor da Previdência Privada além do seu benefício pelo INSS. Assim, sua vida financeira será mais tranquila e estável. 

Conclusão sobre dicas para poupar na aposentadoria

As dicas para poupar na aposentadoria vão fazer diferença em sua vida a longo prazo. Os resultados podem demorar para aparecer, pois são necessários anos de preparo para uma aposentadoria financeiramente tranquila. 

Calcular a renda necessária para viver após sua aposentadoria é fundamental e irá te ajudar a direcionar seus esforços. Além disso, neste momento é importante que você considere os juros reais e esqueça da inflação.

Para fortalecer suas finanças, fazer investimentos é uma opção viável. Portanto, os investimentos vão se tornar mais lucrativos com o tempo, por isso você deve aproveitar os anos que faltam até se aposentar. 

A principal opção de investimento para aproveitar sua aposentadoria é a Previdência Privada. Ao escolher um dos dois tipos da mesma, você poderá guardar dinheiro e lucrar para que, quando o momento de se aposentar chegar, suas finanças sejam mais seguras, estáveis e vantajosas.