Publicidade


Cartão de Crédito Roxo: O Que é Essa Modalidade Nubank?

Publicidade

Conhecer mais detalhes de como funciona o cartão de crédito roxo Nubank e quais são as vantagens que ele oferece é algo muito importante antes de pedir o seu para aproveitar mais suas qualidades.

Publicidade


Portanto, pensando nisso, se também quer saber mais sobre o cartão de crédito roxo Nubank, como ele funciona, quais são suas principais vantagens e também serviços fique até o final desse artigo e aproveite cada um desses detalhes. Boa leitura!

O que é um cartão de crédito roxo Nubank?

Publicidade

Afinal, o que é o cartão de crédito roxo Nubank e como ele funciona? Antes de qualquer coisa, o cartão de crédito roxo Nubank é um tipo de cartão de crédito gratuito, sem tarifas ou anuidade.

Isso é possível, pois o Nubank usa canais 100% digitais o que permite a economia com o aluguel de espaços físicos de agências e outras estruturas usadas no atendimento dos bancos tradicionais.

O cartão de crédito Nubank foi o primeiro produto do Nubank, que atualmente é considerado uma startup unicórnio (nome dado a startups com valor de mercado igual ou acima de US$ 1 bilhão). 

Como funciona Nubank Cartão
Como funciona Nubank Cartão? (Foto: Reprodução)

Talvez você esteja se questionando de onde vem as receitas do Nubank, já que ele não cobra tarifas ou anuidade no cartão. O Nubank possui algumas outras fontes alternativas como, por exemplo, eles recebem dos estabelecimentos que aceitam o seu cartão, uma pequena porcentagem do valor de compra. 

Enfim, as operações são totalmente online por meio do app, por onde o cliente pode controlar todos os seus gastos. Inclusive, através do app você pode pagar uma parte ou toda a fatura antes mesmo do vencimento para que o limite seja liberado na hora.

Como funciona um cartão de crédito roxo?

Por outro lado, de nada adianta saber o que é o cartão de crédito roxo Nubank se não souber como ele funciona por completo. Em resumo, os cartões de crédito funcionam como um tipo de empréstimo.

Sendo assim, o cliente possui um limite de crédito que ele pode gastar ao longo das semanas e pagar tudo de uma vez no vencimento da fatura. Para que cada compra feita seja aprovada e registrada, é necessário um fluxo de informações entre diferentes partes. A ordem de fluxo é:  Lojista > Adquirente > Bandeira > Emissora. Cada uma dessas partes possui um papel e cumpre uma função. 

  • Lojista: É o dono do estabelecimento que oferece produtos e serviços.
  • Adquirente: Tem a função de administrar o terminal de pagamento, ou seja, a maquininha do cartão. 
  • Bandeira: É a responsável por fazer o processamento das compras feitas com o cartão de crédito e repassar as informações para o emissor. Existem várias bandeiras no mercado, no cartão de crédito Nubank o bandeira usada é a Mastercard.
  • Emissora: É a emissora que mantém um relacionamento com o cliente e determina o limite do cartão e as taxas cobradas. No caso específico do cartão de crédito Nubank o emissor é o Nubank.

Outros Detalhes

Mas na prática, quando um cartão é inserido na maquininha e o cliente digita a senha, o que acontece é que o adquirente recebe um aviso de que o lojista está fazendo uma venda. Logo, o adquirente informa para a bandeira que a transação acontece. Aliás, é bom saber como aumentar limite Nubank e quais são os outros bancos digitais de qualidade no ramo.

Entretanto, a bandeira contata o emissor do cartão para que a compra autorizada. A cada compra no cartão de crédito que você faz, ocorre esse processo e apesar de envolver várias partes, este é um processo bem rápido que demora em média apenas dois segundos.

Segurança dos cartões de crédito

No entanto, hoje, na grande maioria dos países, os cartões de crédito possuem chip (também chamado de circuito integrado) que faz o armazenamento das informações do cliente e as verificações para que a transação ocorra com segurança.

Além disso, a senha do cliente existe para que o acesso a essas informações seja autorizado e por isso compensa saber mais sobre o cartão de crédito roxo Nubank antes de pedir o seu.

Assim, dessa maneira, ao digitar a senha o cliente permite que os seus dados verificados pelo lojista. Também pelo adquirente, bandeira e emissora para que a transação aprovada.

Com a alteração dos cartões de crédito com tarja magnética para os cartões com chip, os cartões se tornaram mais seguros. Isso porque, os cartões com tarja eram fáceis de serem clonados ou fraudados. Pois, já que para a transação ser autorizada o cliente tinha apenas que assinar um comprovante.

Contudo, é por este motivo que os cartões com tarja caíram em desuso e deram lugar para os chips que são bem mais seguros. Afinal de contas, para acessar os dados do cliente com um cartão com chip, é preciso que o cliente digite a senha, liberando o acesso. Aliás, o chip possui uma maior capacidade de armazenamento, o que permite que o mesmo cartão tenha a função de crédito e débito.

Vantagens

Em contrapartida, não é só saber como funciona o cartão de crédito roxo Nubank que importa, mas também as vantagens que ele oferece é algo muito importante. Ou seja, o cartão de crédito Nubank funciona online, o que possibilita uma série de vantagens.

Primeiramente, sem as estruturas robustas dos bancos tradicionais, o banco Nubank consegue oferecer um cartão de crédito sem tarifas e anuidade. Outra vantagem é que o app do Nubank é bem completo, o que permite que o cliente controle seus gastos, confira os limites e realize os pagamentos.

Em relação ao pagamento, você pode pagar a fatura no app ou recebê-la por e-mail e pagar pela internet, lotérica ou qualquer agência bancária. Além disso, no app você bloquear o seu cartão na hora em caso de perda e o desbloqueio quando ele encontrado.

Outras vantagens cartão de crédito roxo

Sendo assim, o app está disponível para Android ou iOS e Windows Phone. Outra vantagem do cartão de crédito Nubank é o atendimento ao cliente. Como este é um cartão emitido por um bando digital, o cliente não precisa ir até a agência e ficar horas na fila para resolver um problema.

Sendo assim, todos os possíveis problemas com o cartão são resolvidos de maneira digital, o que é mais fácil e rápido. Temos ainda a vantagem da tecnologia contactless (sem contato).

Em síntese, com essa tecnologia os clientes conseguem realizar compras aproximando o cartão da maquininha e não precisam inserir o cartão. A tecnologia funciona tanto para compras na opção de crédito, quanto débito.

Conclusão

Por fim, depois de entender mais sobre o cartão de crédito roxo Nubank, como ele funciona e quais são as vantagens que ele oferece será que realmente vale a pena pedir o seu? A princípio, antes de fazer o seu para saber se vale a pena é necessário que analise todos os pontos sobre ele e se suprir suas necessidades, peça sem medo!

Confira: