Vida financeira. Fazendo o roteiro pra esse artigo foi assustador perceber, né, já estou me dando conta, mas assim, gente, Estamos em outubro e é hora de rever o último trimestre novamente, então a percepção de tempo tá alucinante aqui, gente, então presta atenção, se você tá chegando agora aqui neste site, então dá uma olhada nos outros artigos pra te ajudar aí também a colocar algumas atividades em prática que vai te ajudar muito. Revisão do trimestre, ou seja, revisão de quais são as perguntas que a gente faz pra entender o que que aconteceu nesse trimestre: Quanto que eu consegui investir nesse período? Qual o progresso dos meus objetivos? E onde foi que eu errei? Sempre vendo o erro como uma coisa positiva, tá? Ou seja, é uma oportunidade de você rever aí as suas estratégias e tudo mais.
Essa ideia, gente, de conseguir sempre pegar o hábito de acompanhar as coisas que aconteceram, você conseguir olhar para o que foi feito, para o que passou te ajuda a ter muito mais controle das suas decisões financeiras, porque não é só lançar dados aí no seu orçamento, anotar as coisas que você gasta, o que você recebe, se você não consegue analisar as suas informações, por isso aqui, nessa série, a gente te ajuda a fazer o planejamento e também cuidar das coisas que passaram e analisar esses dados.
Vida financeira – Corra atras dos objetivos
Então, faça o balanço aí do trimestre. Já que estamos falando de trimestre, precisamos programar o próximo, né, então vamos programar julho, que já é esse mês, agosto e setembro, então sempre com as perguntinhas importantes: Quais são as metas de economia mensal nesse trimestre? Então, quanto que eu vou economizar em outubro, novembro e dezembro. Quais são os meus objetivos pra realizar? Lembrando que pode ser que você não conclua nada nesses três meses, mas esses três meses te ajudam a fica mais perto de algum outro objetivo, né? E se já tiver algo pra ser realizado nesses três meses, melhor ainda, né, tá mais perto, então mais do que nunca você precisa ficar aí de olho e entender quais os passos necessários pra você realizar o seu objetivo.
Quanto que eu vou investir e quais são os hábitos que eu quero melhorar, mudar, essas coisas assim são sempre importantes. Então, papel e caneta na mão, coloca essas atividades aí em prática porque vai te ajudar pra caramba! Agora eu tenho uma atividade pra te passar que é criar um calendário financeiro pros próximos seis meses, além de já termos calculado aí os trimestres, estamos na metade do ano e tem um semestre inteirinho aí pra gente tomar conta dele da melhor forma possível, então você vai criar um calendário aí até o final do ano, fazendo duas coisas:
Listar as entradas previstas durante esse período nos próximos meses
primeiro você vai listar as entradas previstas durante esse período nos próximos meses. Então eu listei aqui umas uns exemplinhos, tá?
Pode ter mais de uma entrada no mês, pode ter mês que você não tem nenhuma entrada prevista assim extra, né, e claro, se você tem um salário fixo, quer colocar aí também, olha, eu tenho esse salário ou a minha média de receitas diante do meu negócio, é importante que você tenha uma visão de todo aí de possíveis entradas, tá? Só pra você ter uma percepção melhor das coisas. E o segundo passo é você listar as saídas previstas, tá, então assim, fora o seu orçamento normal aí, seus gastos do mês, você vai colocar, por exemplo, em agosto: revisão do carro; setembro: gasto com as férias; outubro: curso de qualificação; novembro: liquidar cartão de crédito; dezembro: gastos do final do ano. Isso aqui tudo é um modelinho, um exemplo pra que você consiga acompanhar, mas vai ser de acordo com a sua realidade.
Vida financeira – Foque nas atividades
Qual é o objetivo desse calendário financeiro? É você entender as possibilidades extras de entradas e potenciais de entrada e quais são as coisas que assim não são imprevistos, gente, são gastos extras, mas que você já está planejando para isso. E aqui também nas saídas, você vai incluir coisas que você quer realizar, seja você quer fazer uma viagem, você quer comprar alguma coisa nova, como pro exemplo, o gasto com qualificação, investir em qualificação aqui, né? Então assim, eu quero fazer esse curso, então diante disso eu consigo visualizar minha potencial entrada e quando que eu consigo pagar alguns custos aqui que são previstos, tá? Isso te ajuda a ter uma visão do todo e se planejar melhor para realizar aqui no próximo semestre.
Outra atividade pra julho é você desenvolver aí ou melhorar a sua habilidade de vendas e negociação, isso tem muito a ver, gente, com a nossa vida financeira e a gente sabe que o brasileiro tem um grande bloqueio aí pra vendas, tem ótimos vendedores aí, inclusive se você é um ótimo vendedor/vendedora comenta aqui pra mim que eu quero saber ou se você tem dificuldade de venda, essa é a hora pra você trabalhar isso da melhor forma possível. Por que? Sim, precisamos ser ótimos vendedores, então se você tem vergonha, tem bloqueio, tem insegurança, a atividade desse mês é pra que você leia, pelo menos, um livro sobre o assunto.
Mas é importante, seja um livro, seja um curso, um treinamento, não precisa ser pago, pode ser algo online que a gente encontra várias coisas, vai ler artigos, pega livro emprestado com amigo, com amiga, conversa com algum amigo vendedor, então se envolva nesse universo aí, começa a desenvolver e entender como ser um melhor, uma melhor vendedora aí, vai te ajudar pra caramba na sua vida profissional, mesmo que você não seja um vendedor de lojas, você vende as suas ideias, você vende o seu trabalho, você vende os seus resultados, isso vai te ajudar a progredir pra caramba na sua vida financeira.
Espero que você tenha gostado deste nosso artigo, e lembre-se Foque nas suas metas até o fim do ano.
Confira também o site do nosso parceiro Zero um, sempre cheio de novidades para você, clique aqui e conheça um pouco sobre ele.