As dicas financeiras para economizar dinheiro são o combo que você precisa para conseguir dar uma virada na sua vida financeira. Isso porque sabemos que muitas vezes o salário mensal é suficiente apenas para quitar algumas dívidas e no fim não acaba sobrando dinheiro como você gostaria. Sem contar que os custos inesperados ficam surgindo a todo momento.
Por isso, é fundamental conhecer as dicas financeiras para economizar dinheiro e colocá-las em prática durante seu dia a dia. Elas atreladas a educação financeira são capazes de te ajudar a mudar totalmente sua realidade financeira. Consequentemente te fazendo viver uma vida mais leve e abundante, sem se preocupar se as contas serão pagas.
Pensando em te ajudar, separamos dicas financeiras para economizar dinheiro, práticas que com disciplina e feitas diariamente te ajudarão a viver uma vida mais tranquila e próspera. Por isso, separe um papel e uma caneta e anote todas as informações para aplicá-las em sua vida. Tenha uma ótima leitura!
Dicas financeiras para economizar dinheiro
Primeiramente, antes de irmos para as dicas financeiras para economizar dinheiro, vamos falar um pouco sobre essas mudanças de hábitos que precisam ser feitas. Dessa forma, sabemos que no mundo real nem todas as pessoas têm as mesmas oportunidades e condições financeiras para poupar dinheiro no seu dia a dia.
Dessa forma, muitas vezes o salário acaba sendo suficiente apenas para quitar as principais contas e não sobra dinheiro para nada mais. Sem contar que fora as contas têm os gastos do dia a dia. Como por exemplo, compras no supermercado, saúde pessoal, combustível e etc.
Por esse motivo, a educação financeira é um ponto fundamental para que você consiga mudar seus hábitos. Aprender a traçar novos objetivos para o futuro e utilizá-los como base para conseguir economizar dinheiro. Veja a seguir algumas mudanças de hábitos que que são muito importantes para o sucesso desse projeto:
- Compre mais à vista: Antes de mais nada, deixe para parcelar o cartão de crédito apenas quando for um produto muito importante e indispensável. Sendo assim, pagando em dinheiro vivo ou cartão de débito você evita juros e consequentemente desembolsa só a quantia que têm disponível no momento;
- Leve sempre comida de casa: Sempre que por algum motivo precisar comer fora de casa, procure preparar e levar a sua própria refeição. Fazendo isso, no fim do mês é só fazer suas contas e verá como conseguiu economizar;
- Lista de compras: Antes de ir ao supermercado ou padaria, por exemplo, anote tudo o que realmente precisa comprar. Dessa forma, você consegue diminuir as comprinhas extras e garante um valor que caiba em seu orçamento. Veja a seguir mais dicas financeiras para economizar dinheiro:
1- Defina quais são seus objetivos financeiros
Sem dúvidas, é mais fácil se perder no caminho quando não se sabe para onde está indo, não é verdade? Essa máxima faz todo sentido na hora de economizar dinheiro. Além disso, te ajuda a ter mais clareza sobre os objetivos financeiros que você possui.
Assim, auxiliando durante os momentos mais desafiadores te fazendo lembrar da sua meta, independente de qual seja ela. Por exemplo, você pode estar em busca de mais conhecimentos de educação financeira para poder comprar uma casa, um carro, fazer aquela viagem de férias com a família, ou regular seus gastos para pagar uma escola boa para seu filho.
Independente de qual seja o seu objetivo, é importante que ele esteja bem alinhado e definido. Fazendo isso, você consegue ter mais clareza antes de agir de forma impulsiva fazendo gastos desnecessários que podem acabar custando seu objetivo que deve ser uma prioridade.
2- Tenha uma planilha de controle de gastos
Uma das principais dicas financeiras para economizar dinheiro é fazendo um mapeamento mensal de sua renda e todos seus gastos. Isso porque, você sabe dizer exatamente quanto você ganha por mês e quanto suas despesas fixas comprometem seu orçamento?
É fundamental que você saiba essa resposta. Além disso, esse é o momento em que você precisa listar quais são suas despesas fixas e variáveis, para conseguir entender melhor como você pode fazer cortes. Isso sabendo que tirado de uma vez e quais gastos reduzidos gradualmente.
Fazendo isso, você conseguirá dar andamento em sua educação financeira e saberá melhor como economizar dinheiro. Isso porque passará a ter um panorama de todos valores e consequentemente poderá começar a colocar todas suas finanças em ordem com base na urgência de cada.
Dessa forma, você pode fazer planilhas simples no computador pelo Google, imprimir-lás ou fazer sua própria planilha em uma folha de papel. O importante é que você tenha um meio de se organizar com suas finanças.
Além disso, fazendo isso você consegue identificar com mais facilidade quais são as oportunidades corretas para guardar dinheiro. Assim, seja cortando gastos desnecessários ou diminuindo alguma despesa que tenha um valor mais alto.
3- Reveja suas prioridades financeiras – Dicas financeiras para economizar dinheiro
Agora que você já tem conhecimento de quais são suas principais despesas em sua casa e quanto gasta diariamente. Chegou a hora de começar a enumerar suas prioridades para poder poupar dinheiro.
Comece dando uma olhada nos gastos mais “luxuosos” que você possui em sua casa e na sua vida no geral. Como, por exemplo, quantos streamings de TV você tem assinado em sua casa? Será que você realmente assiste todos? Há quanto tempo você não assiste a Netflix?
Comece a fazer essas pequenas perguntas e consequentemente passe a fazer cortes. Tenha em mente que para conseguir economizar dinheiro e alcançar aquelas metas e objetivos que alinhou anteriormente será necessário fazer algumas escolhas e cortes. Não tem jeito, para conseguir algo maior é necessário abrir mão de algumas coisas.
Não estamos falando que você precisa abrir mão de todas suas formas de lazer. Longe disso, mas você não precisa ter três ou quatro streamings assinados, por exemplo. Opte por ficar com aquela opção que você e sua família mais gostam de assistir.
Se estes gastos adicionais estão te impedindo de alcançar o seu desejo, você precisa fazer alguns cortes. Dessa forma, além dos streamings, faça uma análise do que tanto você pode cortar ou reduzir, ao menos por agora.
Por exemplo, sabe aquele lanche que você e sua família comem todo sábado ou aquela pizza toda sexta-feira? Comece a diminuir a quantidade, peça uma ou duas vezes no mês. Assim como aquela comida que você se alimenta durante o horário de almoço no trabalho.
Procure começar a cozinhar em casa e levar marmita. Claro que um dia ou outro você precisará fazer algum gasto adicional, mas deixe eles para quando for necessário, e não de forma recorrente.
4- Tenha mais organização financeira
A organização financeira pessoal precisa se tornar um hábito de quem deseja começar a se organizar e cuidar melhor da sua vida financeira. Esse é o caminho mais viável que você consegue ter 100% de controle do seu dinheiro.
Dessa forma, procure reservar um tempo na sua rotina diária para organizar suas finanças. Observe quais seus últimos gastos, entenda melhor como economizar e mudado em sua rotina. Caso você precise de alguns itens específicos do supermercado. Tire um tempo para olhar os apps e descobrir qual está com o valor mais em conta.
Estamos falando isso porque tem pessoas que nem abrem a fatura do cartão de crédito com medo do que irão encontrar. Mas saiba que isso é um erro gigantesco que pode acabar te colocando em um ciclo de dívidas que será difícil de sair depois.
Por esse motivo, tenha cuidado e procure sempre estar analisando e controlando os seus gastos mensalmente. Seja a fatura do cartão de crédito, despesas da casa. Caso você tenha filhos e eles tenham algum cartão, pix ou alguma forma de pagamento, procure estar sempre controlando.
Afinal, durante este processo de economizar dinheiro é fundamental que todos estejam participando. Independente da idade, procure desde cedo conversar com as crianças sobre dinheiro, incluindo a educação financeira em suas vidas para que cresçam conscientes e com uma boa relação com o dinheiro.
5- Renegocie quite suas dívidas
Uma das principais dicas financeiras para economizar dinheiro é reduzindo os juros pagos com financiamentos, empréstimos e dívidas em aberto do cartão de crédito. Neste caso, procure entrar em contato com seus credores e veja o que pode ser feito para diminuir as parcelas de uma forma que fique mais acessível para você pagar.
Para isso, é fundamental conhecer o Custo Efetivo Total (CET), número responsável por representar a soma de todos os valores envolvidos na contratação de um financiamento ou de um empréstimo. Em relação ao cartão de crédito, para você conseguir deixar suas contas em ordem e finalmente começar a juntar dinheiro. É necessário encerrar o ciclo de dívidas com o cartão de crédito.
Desse modo, verifique em sua instituição financeira se é possível fazer uma negociação de suas pendências. Além disso, faça o possível para conseguir quitá-las o mais breve possível.
Isso porque quanto mais tempo sua dívida ficar lá sem pagamento, mais altos serão os juros cobrados por ela. E consequentemente menos dinheiro você conseguirá economizar. Por isso, procure resolver isso o mais rápido possível.
6- Diminua os gastos supérfluos – Dicas financeiras para economizar dinheiro
Outra dica fundamental é observar suas despesas e analisar se tudo o que você paga no momento realmente é importante para a sua vida. Agora é hora de parar e pensar com calma quais são seus gastos supérfluos reduzidos ou até mesmo eliminados de uma vez.
Claro que sabemos que o que é supérfluo para uma pessoa não necessariamente será dispensável ou substituível para outra. Contudo, roupas, cosméticos, acessórios e assinaturas de streamings que não são usados com tanta frequência são pequenos exemplos de gastos que podem ser analisados e descartados.
Além disso, procure ver quais despesas você consegue negociar. Como por exemplo, o valor pago pela rede de internet e TV a cabo, anuidade do cartão de crédito e outros gastos que podem ser alterados.
7- Troque os deliverys e restaurantes por supermercado
Sabemos que na correria do dia a dia às vezes acontece de precisar pedir um delivery ou ir jantar fora em alguma refeição e está tudo bem com isso. Contudo, fazer as principais refeições do dia fora de casa acaba tendo um custo bem maior. Principalmente quando você está tentando economizar dinheiro.
Por isso, procure se organizar para fazer o máximo de refeições possíveis em casa, principalmente durante a semana. Caso você não tenha muito tempo durante a semana para ficar preparando refeições frescas por conta da correria, procure deixar tudo pronto.
Ou seja, separe um determinado dia da semana para preparar todo o cardápio da semana toda. Faça arroz, legumes, proteína, descasque frutas e pique em pequenas porções, lave e corte as verduras. Essas são algumas formas de economizar e organizar a sua vida.
Fazendo isso, você consegue poupar um bom tempo durante a sua semana e consequentemente começa a economizar mais. Isso porque sempre terá uma comidinha pronta, aí não precisa ficar com peso na consciência por comer algo diferente no sábado, por exemplo.
Mas também não precisa se esbaldar durante o fim de semana, procure continuar seguindo uma alimentação mais regrada. Tudo bem sair um dia ou outro, mas não deixe que isso acabe se tornando uma rotina e consequentemente te afaste das suas metas pessoais.
Conclusão sobre as dicas para economizar dinheiro
Como você pode ver ao longo do artigo, as dicas financeiras para economizar direito são bem simples e devem ser inseridas no dia a dia de forma frequente. Como por exemplo, fazer uma planilha com todos seus gastos para que você consiga ter um controle maior sobre eles.
Fazendo isso, você consegue ver quais dos seus gastos são fixos e quais deles podem ser reduzidos ou até mesmo retirados da sua vida. Isso porque se você está desejando economizar e diminuir os seus gastos, alguns cortes precisam ser feitos.
Então, procure ter bem definido quais são as suas metas e o que você deseja fazer economizando dinheiro. Independente de ser um bem material ou apenas conseguir viver de forma mais tranquila financeiramente, comece a introduzir a educação financeira em sua vida e veja a diferença.