Consultar Valor a Receber pelo CPF na Internet

consultar valor a receber pelo CPF

Saber a melhor maneira de consultar valor a receber pelo CPF na internet com o passo a passo certo deixa o processo completamente simples e bem mais fácil do que aprender na marra.

Isso sem contar que para consultar valor a receber pelo CPF através do site oficial do Banco Central é algo que chama atenção, principalmente pela praticidade que oferece ao cidadão que tem tranquilidade de colocar seus dados na plataforma.

Sendo assim, se também tem curiosidade para consultar valor a receber pelo CPF e saber se tem ou não alguma quantia disponível de contas inativas, fique até o final desse artigo e aproveite!

Como consultar valor a receber pelo CPF no Banco Central?

Afinal, como consultar valor a receber pelo CPF de maneira bem simples através do site do Banco Central? Antes de qualquer coisa, saiba que esse processo, até o momento, está indisponível. Porém, retornará em breve.

Mas mesmo assim, é muito importante que saiba como consultar valor a receber pelo CPF para quando voltar tudo ao normal. Como aconteceu com consultas sobre Gpativa Cooperativa Empréstimo e também do Cartão de crédito Caixa Tem. O processo seja mais simples, como por exemplo:

Valor a Receber BC
Valor a Receber BC (Foto: Reprodução)

1° Passo: Veja como é para consultar valor a receber pelo CPF

  1. Primordialmente, acesse o site oficial (que nesse momento está suspenso conforme já mencionamos). Mas quando voltar, no momento em que acessar, no final da pagina, clique na opção “Consulta ao Relatório Valores a Receber”;
  2. Então, clique em “Iniciar Consulta”, coloque o número do documento em questão que é CPF ou CNPJ, preencha a verificação digital de caracteres e, por fim, clique onde está escrito “Consultar”;
  3. Em um primeiro momento, o sistema informará se tem ou não valores a serem resgatados perante aquele documento. Em caso de afirmação, será necessário acessar o Registrato (que mencionaremos a seguir), portal do BC, que precisa de cadastro o quanto antes para continuar o processo e além de consultar valor a receber pelo CPF também retirar.

2° Passo: Preencher cadastro através do Registrato

  1. De acordo com o que dizemos acima, é bom que faça o cadastro no portal oficial do banco. Sendo assim, entre na página oficial do Registrato e escolha a opção de cadastro pelo BC depois da consultar valor a receber pelo CPF sem necessidade de ir a nenhuma agência;
  2. No primeiro momento do cadastro, é importante mencionar todos os dados como CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe do cidadão que receberá o dinheiro;
  3. Logo depois, o site gera uma frase de segurança que será validada no site do BC em que a pessoa tem conta (aquela do cadastrado inicial);
  4. Entre no site de seu banco e procure pela opção mencionada como “Registrato”;
  5. Ao encontrar, escreva a frase e a chave de segurança para concluir;
  6. Após a validação do banco, volte à página do Registrato e conclua o cadastro, criando uma senha.

3° Passo: Peça o valor completo disponibilizado

  1. Entretanto, ainda na página do Registrato, coloque o seu login e senha já cadastrados nos processos anteriores;
  2. Logo em seguida, aperte na opção descrita como “Valores a receber” para ver o valor completo de recursos disponíveis para você depois de consultar valor a receber pelo CPF;
  3. Mas caso tenha o botão “Peça aqui”, quer dizer que o banco em questão aprovou ao termo do BC e o valor encaminhado para sua conta por Pix em até 12 dias úteis;
  4. Mas, caso tenha o botão “Pedir via instituição” isso significa que o banco não aprovou e ai entre em contato com a financeira e tire suas dúvidas.

De onde vêm os valores? – Consultar valor a receber pelo CPF

Em contrapartida, ao conhecer mais sobre o processo de como consultar valor a receber pelo CPF com segurança e com passo a passo, é bem interessante que saiba também de onde provem esse dinheiro em questão.

A princípio, o dinheiro que está “esquecido” vem de contas bancárias antigas. De algum saldo que ficou preso no resgate da poupança ou até de alguns grupos de consórcio que fez em alguns anos atrás. Pensando nisso, estude sobre as diferentes situações que fará você consultar valor a receber pelo CPF, como: 

  • Primeiramente, através de contas correntes ou poupanças encerradas com saldo ativo até o momento da consulta;
  • Tarifas e juros cobrados sem necessidade. Isso tudo só serve caso o banco esteja correto com o BC, o compromisso de devolver;
  • Parcelas ou obrigações diferenciadas a operações de crédito cobradas sem necessidade; 
  • Cotas de capital e restos de sobras líquidas de todos os cidadãos e também de participantes de cooperativas de crédito.

Como retirar esse dinheiro resgatado?

Por outro lado, ao entender como funciona o processo de consultar valor a receber pelo CPF é interessante que saiba também como retirar esse dinheiro. Em primeiro lugar, para receber o dinheiro, você precisará ter um cadastro no site Gov.br bem simples de fazer como explicamos anteriormente.

No caso, é um portal do governo federal que agrega em apenas um lugar, serviços para o cidadão de todos os jeitos. O principal ponto é verificar, antes da data referente a retirada, se você já tem conta disponível ou não para você.

Outro ponto muito importante é que veja se sua conta está no nível ideal para resgatar esse dinheiro. Isso porque, cada nível significa qual é o grau de segurança que ela tem, incluído segurança por dois fatores, conta bancaria e assim por diante. Caso a sua esteja no nível indicado e esteja disponível para resgate, siga os passos que a plataforma orienta e aproveite.

Conclusão

Enfim, como percebemos, o processo de consultar valor a receber pelo CPF é bem simples e completamente online.  Ou seja, sem nenhuma necessidade de ir até alguma agência e ficar horas em uma fila para atendimento.

Sendo assim, no momento que retornar as consultas através do site, siga todos os passos que mencionamos corretamente e veja se tem ou não um dinheiro que não esperava para deixar seu mês mais leve. Fique atento para não perder prazos e mantenha sempre sua conta no nível ideal para resgate.

Veja também:

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.